Porque a quimioterapia causa queda de cabelo?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A queda dos cabelos é um dos possíveis efeitos colaterais do tratamento quimioterápico e de forma geral assusta muito os pacientes que descobrem a doença. Porém a queda dos cabelos é desencadeada por medicamentos fortes que são utilizados durante o tratamento. As drogas que mais causem este efeito são: doxorrubicina, paclitaxel e ciclofosfamida. Mesmo sabendo que o principal objetivo destes medicamentos é atingir apenas o tumor, eles acabam atingindo também as células do corpo que se multiplicam com mais rapidez, incluindo a dos pelos e cabelos.

Devido ao fato do remédio ser injetado direto na corrente sanguínea, ele percorre todo o corpo do paciente, o que ocasiona a queda de todos os pelos do corpo. A idade ou o uso de shampoos e cosméticos especiais não costumam agir contra a queda dos cabelos, que leva de 14 a 21 dias após a primeira sessão de quimioterapia para acontecer. Mas o efeito não é para sempre, os cabelos voltam a crescer de 2 a 3 meses após o tratamento.

Toda a quimioterapia faz com que ocorra a queda de cabelo?

Não. A dose de medicamentos a ser aplicada em cada paciente também influencia para que isso ocorra, assim como um grupo de compostos químicos específicos quando utilizados juntos.
O câncer de mama, a leucemia e os linfomas são tipos mais comuns de câncer e exigem tratamentos mais fortes e consequentemente tratamentos mais fortes que causam a queda dos cabelos.

A radioterapia também causa queda dos cabelos?

Esse tratamento também pode ocasionar esse efeito porém, de forma localizada. Isso acontece porque o tratamento feito a partir da radioterapia é diferente, o combate é feito expondo a área doente a raios de alta energia, então apenas a área próxima ao tumor, atingida pelos raios sofrerá a queda. E assim como no tratamento quimioterápico, o crescimento dos cabelos volta com o fim do tratamento.

É importante que o paciente trabalhe a aceitação pois a queda dos cabelos é temporária. O crescimento volta a acontecer com o fim do tratamento. É preciso paciência, se necessário, converse com alguém sobre o que está sentindo ou procure ajuda profissional. E não se preocupe, é comum que pacientes se sintam deprimidos nesse estágio do tratamento.

Cortar o cabelo, seja pouco ou totalmente, lhe dará uma sensação maior de controle em relação a queda. Essa atitude muitas vezes pode ajudar o paciente a passar por este processo, assim como conversar com familiares, com o médico responsável pelo tratamento e até mesmo pessoas que já enfrentaram o mesmo problema.

Até a próxima!

Dra. Alessandra Morelle

Mais para explorar

Assine nossa newsletter

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Saiba mais no nosso termos de uso política de privacidade